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O que a Semana da Loja Virtual nos ensinou

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Nos dias 6 a 10 de julho, realizamos a Semana da Loja Virtual, um evento totalmente online e gratuito para contribuir com os empreendedores neste momento de pandemia. Em momentos de coronavírus muitos estavam planejando ingressar no digital, e este processo foi acelerado.

O que pudemos mostrar é que todos os empreendedores podem ingressar no mundo online, mas  é necessário conhecimento, dedicação e atitude. Estar sempre estudando, buscando informações sobre o seu mercado é fundamental. Por isso, sempre mencionamos que não existem especialistas em futuro, mas pessoas dispostas a aprender. Quem é empreendedor precisa entender que o "life long learning", aprendizado por toda a vida, deve ser parte da sua trajetória. O cuidado com a loja online deve ter o mesmo carinho que você tem com a sua loja física.

Neste momento lojas online, delivery estão atuando em forma máxima. É muito importante que o acesso do seu cliente a sua empresa esteja na palma da sua mão.

Nosso convidado Rogério Salume, fundador da wine, maior e-commerce de vinhos da América Latina nos ensinou: "Eu tive uma ideia e trabalhei muito, mas ninguém faz nada sozinho". Mostrando que para o sucesso temos que valorizar os colaboradores, clientes, parceiros de negócio.

Se você quer entrar na internet, saiba que você está começando a montar uma empresa de logística, se não tiver certeza que o produto irá chegar no prazo acordado, com a embalagem e o produto intactos, é preciso rever o que está acontecendo. A entrega é uma experiência. O cliente tem que sentir toda a emoção que quem está trabalhando quer entregar.

O consumidor está empoderado, principalmente, com as redes sociais. Ninguém vende nada se não tem um bom relacionamento. Você precisa saber se relacionar, inclusive na internet, dar ouvido às pessoas, entender o que elas estão precisando. Para o bom relacionamento com os clientes, é essencial o bom relacionamento com os colaboradores, cuidado, carinho, ética, ser verdadeiro com quem está com você na jornada. É muito importante o reconhecimento dos colaboradores.

A vida é dinâmica, por isso, é importante estarmos sempre em movimento, se estamos parados, já estamos regredindo. Todo mundo pode dar o primeiro passo. Você tem que acreditar no seu potencial.

Temos que estar onde o cliente está (Rogério Salume). É o multicanal, estar disponível no maior número de canais possível. Acredite em você e faça com amor, que dá certo. Se melhorarmos 1% todos os dias, ao final do ano já evoluímos muito.

O digital é um meio de publicidade que conseguimos medir. A cada 100 visitas na sua loja, você fará uma venda, está é a média nacional. O cliente é onffline, está no físico e no online constantemente. O que é importante entender, muitas vezes na loja física entram dez pessoas, e você atende bem, com cafezinho, sorriso, e na sua loja online entram 5 mil pessoas e você não dá a mesma atenção. Para entender o comportamento do cliente, pense no seu comportamento. Normalmente a primeira coisa que fazemos quando queremos comprar algo é "dar um google", que já virou uma expressão.

Começar uma loja virtual exige planejamento, é importante definir a base do negócio, qual será a plataforma (sistema de gestão, meios de pagamento e formas de entrega integrados a ela), a oferta, o público alvo e a impulsão.

Tenha um propósito, que seja o porquê você levanta da cama todas as manhãs. O nosso é democratizar o comércio eletrônico, principalmente, para as pequenas e médias empresas #nuncaparedevender.


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